castelos-do-tejo
PT | ENG
Home > O Que Fazer > Birdwatching
Birdwatching

A observação de aves é uma prática que atrai cada vez mais os amantes da natureza, seja pelo desafio de observar novas espécies ou pela simplicidade logística desta actividade. De facto, com um simples par de binóculos, um bom guia-de-campo e alguma paciência podemos ver e ouvir uma diversidade de espécies que nos cativam e nos incentivam a procurar novos locais para novas observações.

 

Posto isto, e aproveitando este espaço de transição que é o Ribatejo Interior sugerimos que experimente alguns dos locais de observação que aqui apresentamos. Prometemos-lhe que encontrará com relativa facilidade a garça-real, a garça-boeira, a águia-de-asa-redonda, a cegonha-branca, o corvo-marinho-de-faces-brancas, o guarda-rios ou o abelheruco, a que se poderão juntar, com um pouco mais de paciência e sorte, a cegonha-preta ou a águia-pesqueira.

 

 
 
 

Como Observar

A observação de aves, ainda que pareça para os menos entendidos um actividade com elevado grau de dificuldade, rapidamente se tornará num prazer para cada praticante. Conheça aqui pequenos truques e dicas que simplificam  todo o processo.

 

Avifauna

O Ribatejo Interior representa um espaço de transição entre o Norte e o Sul do país, pelo que disponibiliza uma diversidade de biótopos onde habitam espécies raras e ameaçadas. Conheça aqui algumas das espécies que possivelmente irá avistar.

 
 

Material de Campo

Para os observadores de aves principiantes é importante compreender que a utilização de um bom guia de campo é indispensável para identificar as aves assim como a utilização de um bom par de binóculos.

Em simultâneo, e à medida que apreender um pouco mais sobre cada espécie irá compreender que o canto é especialmente útil para a identificação das aves, pelo que não será em vão que deve tentar registar (ou pelo menos memorizar) os cantos e chamamentos emitidos por cada indivíduo.