castelos-do-tejo
PT | ENG
Home > Como Chegar > Constância
Constância
A História
No encontro do Zêzere com o Tejo nasceu a antiga Punhete, terra cuja História está intimamente ligada aos rios e às actividades que eles proporcionavam: o transporte fluvial, a construção e a reparação naval, a travessia e a pesca.
D. Sebastião elevou-a a vila e criou o Concelho, em 1571, reconhecendo o desenvolvimento que já então alcançara. D. Maria II, em 1836, mudou-lhe o nome para Constância, em atenção à constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.
Terra de sedução e de poesia, diz a tradição que acolheu Luís de Camões por algum tempo, e a memória do Épico faz parte da alma da vila. A chegada do caminho-de-ferro, no século XIX, e do transporte rodoviário, em meados do século XX, a par da construção das barragens, provocaram a decadência das actividades tradicionais e a vila teve de mudar de vida, virando-se para o aproveitamento turístico das suas belezas, do encanto das suas paisagens e da tranquilidade dos seus rios.
Dos tempos antigos guarda a memória dos marítimos e da sua faina, através da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, um dos maiores acontecimentos do seu género em Portugal.

António Matias Coelho

in CMC
A Caracterização
O concelho da Vila Poema tem três freguesias: Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada. Nos Censos de 2001 a população somava um total de 3.815 habitantes.


Acessibilidades
Constância tem ligação com Porto e Lisboa através das auto-estradas A1 e A23. O concelho fica localizado entre Vila Nova da Barquinha e Abrantes. Faz parte do distrito de Santarém, integra a Comunidade Urbana do Médio Tejo e inclui-se na Região de Turismo do Ribatejo.