Para que conheça o património natural do Ribatejo Interior, preparámos para si um conjunto de guias simplificados da fauna e da flora. Esperamos que assim possa saber um pouco mais sobre cada espécie e os habitats que prefere, bem como, as formas mais simples e eficazes de realizar as suas observações.
Flora
A vegetação é face mais visível num território e está intimamente relacionada com as práticas agrícolas e florestais praticadas, pelo que demasiadas vezes a vegetação dominante é constituída por espécies exóticas e introduzidas.
Ainda assim, e dada a importância para a conservação e manutenção da biodiversidade das espécies autóctones, apresentamos-lhe as plantas nativas que aqui pode encontrar - algumas serão seguramente suas conhecidas, outras nem tanto.
Fauna
O cariz mediterrâneo do território obriga a que os animais que aqui encontramos estejam perfeitamente adaptadas a verões quentes e secos e a invernos frios e chuvosos. Exemplo disso é o tamanho reduzido da maioria dos mamíferos, os hábitos nocturnos da maioria das espécies ou a prevalência de aves migradoras. Venha conhecê-los!
Espaços verdes e Reservas Naturais
Os espaços verdes e reservas municipais representam espaços ecologica e paisagisticamente interessantes que têm subjacente a vontade intermunicipal de valorização e preservação da natureza e da biodiversidade. Em simultâneo, disponibilizam um conjunto de infra-estruturas para usufruto activo dos valores ambientais e para o desenvolvimento de sessões de educação ambiental.
Plantas Medicinais
A utilização das plantas para fins medicinais e culinários representa uma das práticas mais simples e comuns das comunidades rurais. Conheça aqui algumas das plantas e das suas utilizações.
Árvores de Interesse Público
A utilização do designio " árvores de interesse publico" remonta ao ano de 1938 e representa os primeiros passos da legislação portuguesa na defesa do património natural.