castelos-do-tejo
PT | ENG
Home > O Que Fazer > Desporto na Natureza
Desporto na Natureza

Se sente que a natureza, o desporto ou trekking fazem parte da sua vida, então propomos que aceite o desafio de partir à descoberta do Ribatejo Interior.

A princípio pode parecer que este é um território pouco conhecido e pouco explorado mas na verdade acolhe espaços naturais encantadores e extraordinariamente bem preservados, como a ribeira de Alcolobre, a ribeira da Arcez ou as encostas do rio Zêzere.

Pode escolher ir a pé, de bicicleta ou de canoa. O que importa é que se divirta, que desfrute e aproveite.

E não se esqueça: não se ama aquilo que não se conhece.

 

Caminho do Tejo

O Caminho do Tejo (GR12 - E7) é um dos troços intermédio da Grande Rota do Tejo, cujo principal objectivo se materializa na possibilidade de percorrer as margens deste rio ibérico da nascente à foz, a pé ou de bicicleta. Usufrua das zonas ribeirinhas do Tejo, conheça a biodiversidade que habita estes 45 km de percurso e as marcas que a história deixou.

 

Experimente!

 

 

 

 

BTT

Pedalar é, muito provavelmente, uma das formas mais divertidas de conhecer cada território, pelo que preparámos para si um conjunto de percursos de BTT, que se encontram distribuídos pelos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal. Uma vez que o objectivo sempre foi satisfazer e respeitar as expectativas e capacidades de cada praticante, é possível construir traçados mais ou menos exigentes com base num cenário comum. Escolha qual o ponto de partida e de chegada para o seu percurso. E aproveite!

 
 

Grande Rota do Zêzere

A Grande Rota do Zêzere representa uma das mais interessantes Grandes Rotas desenhadas em Portugal, e tem como objectivo percorrer este rio inteiramente português da nascente à foz, numa extensão total de 360km. Ao longo do traçado estão distribuídas estações intermodais, pelo que é possível começar o percurso a pé e outra parte em canoa ou bicicleta. Percurso audaz e ambicioso para os menos experientes, mas um desafio contagiante para quem se sentir mais à vontade.

 
 

 

 

Percursos Pedestres

Desfrutar da natureza, embrenhando-se pelos seus caminhos, é uma das sugestões que lhe que lhe propomos para conhecer o Ribatejo Interior. Pé ante pé, apreciando a vegetação circundante, descubra os caminhos em autonomia (com gps) ou, se preferir, aproveite os percursos pedestres organizados pelo Parque Ambiental de Santa Margarida e por outras entidades dinamizadoras do território.

 
 

Canoagem

A canoagem é, muito provavelmente, a forma mais simples e cativante de conhecer os rios Tejo e Zêzere. Assim, e se estiver interessado em desfrutar desta actividade, basta estar atento às descidas de rio organizadas pelas empresas de animação turística e/ou pelas associações sem fins lucrativos. Caso contrário e, se preferir, também pode fazer a descida em autonomia - é no entanto importante que o faça em total segurança.