A observação de aves é uma prática que atrai cada vez mais os amantes da natureza, seja pelo desafio de observar novas espécies ou pela simplicidade logística desta actividade. De facto, com um simples par de binóculos, um bom guia-de-campo e alguma paciência podemos ver e ouvir uma diversidade de espécies que nos cativam e nos incentivam a procurar novos locais para novas observações.
Posto isto, e aproveitando este espaço de transição que é o Ribatejo Interior sugerimos que experimente alguns dos locais de observação que aqui apresentamos. Prometemos-lhe que encontrará com relativa facilidade a garça-real, a garça-boeira, a águia-de-asa-redonda, a cegonha-branca, o corvo-marinho-de-faces-brancas, o guarda-rios ou o abelheruco, a que se poderão juntar, com um pouco mais de paciência e sorte, a cegonha-preta ou a águia-pesqueira.
Como Observar
A observação de aves, ainda que pareça para os menos entendidos um actividade com elevado grau de dificuldade, rapidamente se tornará num prazer para cada praticante. Conheça aqui pequenos truques e dicas que simplificam todo o processo.
Avifauna
O Ribatejo Interior representa um espaço de transição entre o Norte e o Sul do país, pelo que disponibiliza uma diversidade de biótopos onde habitam espécies raras e ameaçadas. Conheça aqui algumas das espécies que possivelmente irá avistar.
Material de Campo
Para os observadores de aves principiantes é importante compreender que a utilização de um bom guia de campo é indispensável para identificar as aves assim como a utilização de um bom par de binóculos.
Em simultâneo, e à medida que apreender um pouco mais sobre cada espécie irá compreender que o canto é especialmente útil para a identificação das aves, pelo que não será em vão que deve tentar registar (ou pelo menos memorizar) os cantos e chamamentos emitidos por cada indivíduo.
Praia da Marambana
Descrição |
presença de reentrâncias no rio para lá das suas margens ribeirinhas.
Por tudo isto, este território apresenta-se com especial interesse para a observação de aves, em particular, os ardeídeos, cuja observação pode ser feita localmente com binóculos ou telescópio ou, em alternativa, percorrendo parte do caminho do tejo, enquanto percurso ornitológico.
águia-calçada
carraceiro
cartaxo-comum
cegonha-branca
cegonha-preta
chamariz
chapim-azul
chapim-real
corvo-marinho-de-faces-brancas
fuinha-dos-juncos
garça-real
gralha
melro-preto
milhafre
papa-moscas-preto
papa-figos
pato-real
pico-de-peito-ruivo
pintarroxo
tountinegra-de-barrete-preto
Como Observar
1. Utilize vestuário e calçado prático e discreto; 2. Leve consigo um bom guia de campo; 3. Agende a sua actividade para as primeiras horas da manhã ou para as últimas horas de dias, pois são estes os momentos mais interessantes para a observação de aves; 4. Procure saber quais as aves que potencialmente podem ser avistadas em cada momento, uma vez que as espécies que poderá observar variam ao longo do ano; 5. Os dias muito quentes, muito frios, com muita chuva ou com muito vento, não são especialmente interessantes para a observação de aves; 6. Para os espaços mais fechados, como os bosques ribeirinhos e as florestas, será indicado utilizar uns binóculos com uma ampliação entre 7 a 10x. 7. Para os espaços mais amplos e abertos experimente utilizar equipamentos com ampliação superior, como os telescópios. 8. A abertura da lente em ambos os casos (binóculos e telescópios) não deverá ser inferior a 0,5cm. 9. Assim que avistar uma ave não olhe para baixo em direcção aos binóculos. Mantenha os olhos na ave, e leve os binóculos aos olhos, sem nunca deixar de olhar para a espécie que acabou de encontrar. 10.Não se esqueça de levar consigo uma máquina fotográfica e um bloco de notas, para poder registar as observações que fizer. 11. Um outra forma de conhecer as espécies é através do seu canto, pelo que preste especial atenção aos sons que ouvir. 12.A observação de aves requer paciência e entusiasmo, pelo que não desanime nas primeiras incursões pelo campo. 13.Se preferir também pode experimentar a observação de aves com os agentes turísticos do território. 14.Cumpra sempre com o código de conduta para a observação de aves.