O rio Zêzere limita a Noroeste o concelho de Abrantes e de Constância, percorrendo uma distância aproximada de 30km até desaguar no rio Tejo. Os primeiros 18km são calcorreados nos limites geográficos da albufeira de Castelo de Bode, onde encontramos uma paisagem florestal homogénea, de relevo ondulado, acusando a presença massificada do pinheiro bravo e do eucalipto.
Após a barragem de Castelo de Bode, e por via de uma maior naturalização do curso de água, as margens do rio Zêzere denunciam a presença do choupo (Populus spp.), do salgueiro (Salix spp.) e do freixo (Franxinus angustifolia), às quais se juntam nas escarpas adjacentes o carvalho-
-cerquinho (Quercus faginea) e a azinheira (Quercus rotundifolia).
Situado sobre o Maciço Antigo, a zona envolvente ao rio Zêzere apresenta rochas antigas, eruptivas e metamórficas (xistos e quartxitos) que “constroem” um rio rápido e encaixado (a velocidade da corrente é apenas reduzida pelo caudal condicionado do rio).
Em simultâneo, este é também o local onde se encontra a maior área de distribuição de Euphorbia transtagana, espécie do anexo II da Directiva Habitats.
Património Natural
A vegetação envolvente ao rio Zêzere e à albufeira de Castelo de Bode pode ser caracterizada em três grandes unidades estruturais de vegetação: povoamentos de pinheiro bravo e de eucalipto, vegetação arbustiva e vegetação ripícola.
Nos povoamentos de pinheiro bravo e de eucalipto encontramos os cistos (roselha, sanglho), a urze, o medronho, a murta, o rosmaninho, o trovisco, a giesta e a esteva.
Nas zonas de vegetação arbustiva a composição florística é bastante variada, e inclui entre outras espécies o fetoordinário, a giesta, o tojo, as uze e a esteva.
Nas zonas mais próximas ao rio (e apenas a jusante da barragem de castelo de bode) encontramos os salgueiros, os choupos e os freixos.
No que diz respeito à fauna, é comum a presença do mihafre, da águia-calçada, da ógea, da toutinegra-do-mato, do peto-verde, do pica-pau-malhado-pequeno, do sacarrabos, do coelho e da cobra-de-ferradura.
Turismo Activo
Para desfrutar, conhecer e explorar o rio Zêzere foi criada e instalada a Rota do Zêzere, que se estende desde a nascente até à foz (Constância) e cujo traçado permite percorrer a pé ou de bicicleta os espaços marginais ao rio.
A par com esta aventura também poderá percorrer os trilhos do Pico do Coelho ou aventurar-se na descida do rio em canoa.
Se procura um ambiente mais calmo pode sempre desfrutar do tranquilidade do parque ribeirinho de Constância POMTEZE e da praia fluvial da Aldeia do Mato.
Rosmaninho
Nome | rosmaninho – lavandula luisieri [até 1,3m]
Família | lamiaceae
Descrição | arbusto tomentoso, aromático, folhas acinzentado-tomentosas e inteiras. espigas violetas compostas por flores tubulares e labiadas, aninhadas entre brácteas da mesma cor.
Distribuição | sudoeste de espanha e centro e sul de portugal
Habitat | subespontânea, cultivada e terrenos incultos
Floração | de fevereiro a junho
Tipo fisionómico | nanofanerófito