PT | ENG
Outros Espaços Lúdicos
Sejam espaços para absorver cultura ou apenas para contemplar a paisagem e a natureza, o Ribatejo Interior oferece uma panóplia de espaços, sejam tão simples e comuns como bibliotecas e galerias, sejam recantos únicos como as margens da albufeira. Faça um piquenique num dos parques, onde pode repousar a ler um livro. Pratique desporto desfrutando da natureza dos seus cheiros e cores. Ou simplesmente reúna a família à volta de um jogo tradicional.
Castelo de Abrantes e Jardim do Castelo
Descrição | O Castelo existente na cidade de Abrantes julga-se que foi mandado construir por D. Afonso Henriques, no século XII, aquando da reconquista cristã, para defesa da linha do Tejo. Em 1173 foi doado à Ordem de Santiago de Espada. E manteve a sua importância estratégica e militar ao longo da sua história, até à segunda metade do séc. XX.
Com o passar do tempo foi alvo de sucessivas alterações. Foi castelo medieval e serviu na afirmação da nacionalidade. É desse tempo a Torre de Menagem e a Igreja de Santa Maria do Castelo, embora modificadas ao longo dos tempos. A Torre de Menagem, mandada construir por D. Dinis, em 1300, onde se avista uma rara panorâmica de 360º sobre o rio Tejo, o Ribatejo, o Alto Alentejo e a Beira Baixa.
No séc. XV o castelo foi doado ao 1º Conde de Abrantes, D. Lopo de Almeida, que construiu ali o seu palácio e fez da Igreja de Santa Maria, o Panteão dos Almeidas. No séc. XVII o Marquês de Abrantes ampliou o palácio, que ganhou então a majestosa arcada virada para a cidade. A par destas obras a relevância militar do local levou a sucessivas reformas do antigo castelo de modo a otimizá-lo enquanto dispositivo bélico e é sobretudo a partir do séc. XVIII que o recinto ganha a forma de fortaleza que hoje apresenta.
Nas imediações da fortaleza encontra-se o jardim, um espaço agradável procurado pelos abrantinos e turistas para agradáveis passeios em família. O jardim, com a forma que tem hoje, data da década de 80, altura em que os jardins públicos estavam na moda. Localizado nos antigos fossos do Castelo, que foram cedidos ao Município, em 1880, pela Direcção Geral de Engenharia Militar. Segundo provas documentais, em 1892, o jardim denominava-se de Passeio do Castelo, nos anos 30 e 60 do século XX, teve o nome de Parque Dr. Oliveira Salazar, mas em 1973 passou a ser designado por Jardim do castelo. Por entre os seus cantos e recantos surge em forma de canteiro o brasão de armas de Abrantes.
Castelo de Abrantes
Horário. Terça a Domingo 09h30»12:30 e 14:00»18:00
Actividades | 39.464443N / 8.195286W
Coordenadas GPS | Circuito de manutenção, passeio/visita, skate e bicicleta
Contactos | Rua de São Pedro, 2200-398 Abrantes
Tel. +351 241 371 724
Email. cultura@cm-abrantes.pt
Coordenadas GPS | Circuito de manutenção, passeio/visita, skate e bicicleta
Contactos | Rua de São Pedro, 2200-398 Abrantes
Tel. +351 241 371 724
Email. cultura@cm-abrantes.pt