A comunidade científica acredita que as aves evoluíram a partir dos dinossauros tetrápodas durante a era mesozóica (250 M.A. - 65 M.A.), apresentando como características diferenciadoras o facto de possuirem penas, apêndice locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.
No Ribatejo Interior estão inventariadas 123 espécies, pertencentes a 15 ordens distintas.
Como observar
A observação de aves é provavelmente um dos mais fortes hobies dos amantes da natureza pelo que criámos para si uma secção dedicada exclusivamente a este assunto - ainda assim é fácil de entender que um bom guia-de-campo, uns bons binóculos, alguma paciência e uma pitada de sorte, serão, à partida, mais do que suficientes para garantir bons avistamentos.
Gaio
Nome | Gaio - garrulus glandarius
Descrição | ave cor-de-rosa acastanhado com um comprimento entre 33 e 36 cm. Asas pretas com um mancha azul e branca. Cauda também preta. Uropígio branco, bem visvível em voo.
Nidificação | ninho em forma de taça num ramo bifurcado de uma árvore. Efectua posturas de 5 a 7 ovos entre Abril e Maio.
Alimentação | Bolotas, nozes, bagas e outras sementes.Também poderá consumir pequenos mamíferos, répteis, crias de aves e ovos.
Conservação | espécie classificada como Não Ameaçada.