A comunidade científica acredita que as aves evoluíram a partir dos dinossauros tetrápodas durante a era mesozóica (250 M.A. - 65 M.A.), apresentando como características diferenciadoras o facto de possuirem penas, apêndice locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.
No Ribatejo Interior estão inventariadas 123 espécies, pertencentes a 15 ordens distintas.
Como observar
A observação de aves é provavelmente um dos mais fortes hobies dos amantes da natureza pelo que criámos para si uma secção dedicada exclusivamente a este assunto - ainda assim é fácil de entender que um bom guia-de-campo, uns bons binóculos, alguma paciência e uma pitada de sorte, serão, à partida, mais do que suficientes para garantir bons avistamentos.
Pica-pau malhado pequeno
Nome | Pica-pau-malhado-pequeno - Dendrocopos minor (residente)
Descrição | comprimento de cerca de 15 cm. O macho apresenta a coroa vermelha e a fêmea castanho-clara.
Nidificação | num buraco de uma árvore. Efectua posturas de 4 a 6 ovos entre Maio e Junho.
Alimentação | insectos e aranhas.
Conservação | espécie protegida. Classificada como Insuficientemente conhecida. A principal ameaça é a perda de habitat devido à redução da diversidade botânica e estrutural nos sistemas florestais sujeitos a exploração intensiva.
Vocalizações | sequência de notas semelhate a ‘pitt pitt pitt pitt pitt pitt pitt’. Também pode ser ouvido pelo seu tamborilar como meio de comunicação – quando a ave bate no tronco oco de uma árvore produzindo um som parecido com uma batida.