castelos-do-tejo
PT | ENG
Home > O Que Levar > Produtos Locais
Produtos Locais

No acto de varejar as oliveiras estreia o ritual de criar o “ouro líquido”. Molhar o pão no azeite, receber o sabor da tradição. Brindar as nossas alegrias com o vinho sagrado que nos aquece o coração.

Adoçar a nossa vida com o que a natureza nos dá, com um fio de mel, com o sabor da fruta nas compotas e marmeladas, com as estórias da nossa doçaria. Enriquecer a nossa mesa com os paladares regionais, que se sentem nas morcelas, nas farinheiras, nos chouriços, nas azeitonas, no presunto…

Comungar com os nossos pastos verdejantes através dos nossos queijos genuínos.

É nestes pequenos gestos que se descobre os gostos da terra.

O Queijo

Apreciado desde tempos remotos, o queijo surgiu da necessidade dos nómadas de terem um alimento que mantivesse as suas propriedades ao longo do tempo. Segundo a lenda, o queijo foi uma descoberta de Aristeu, Rei da Arcádia e filho de Apolo.  

Os romanos, pioneiros na sua comercialização, davam-lhe uso como componente de enriquecimento da alimentação dos soldados e dos atletas.  

Hoje, graças ao desenvolvimento dos métodos de fabrico e às diversas formas de conservação, são conhecidas mais de 400 espécies de queijo, cada uma conta a sua história.  

 

Onde Encontrar |  

 

Brejo da Gaia - Queijaria Artesanal Gourmet

Casal do Brejo da Gaia Rua Dr. Eduardo nº 193

Tramagal-Abrantes

E-mail: brejodagaia@sapo.pt

Tel.: 934 344 796

 

 

Baral - Indústrias Lácteas, S.A.

Estr. Nacional 118, 2205-000 Pego

Tel./Fax. +351 241 833 118 Email. geral@queijosaloio.pt; saloio.responde@queijosaloio.pt

Site. www.queijosaloio.pt