Símbolos fulcrais da nossa cultura são os Monumentos. Contam a nossa história, descrevem as nossas origens. Monumentos nacionais ou imóveis de interesse público, traduzem ou guardam as nossas maiores riquezas patrimoniais.
Apresentamos um conjunto de monumentos de Abrantes, Constância e Sardoal que marcam o território. Neles se descrevem vários episódios da história de Portugal, se assinalam as marcas da vida quotidiana e imortalizam a devoção dos povos.
Envolva-se!
Castelo/Fortaleza de Abrantes
Imóvel de Interesse Público
O Castelo de Abrantes terá sido conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, no século XII, aquando da reconquista, para defesa da linha do Tejo. Em 1173, foi doado à Ordem de Santiago de Espada.
Manteve a sua importância estratégica e militar ao longo da sua história, até à segunda metade do séc. XX.
Com o passar do tempo foi alvo de sucessivas alterações. Foi castelo medieval e serviu na afirmação da nacionalidade. É desse tempo a Torre de Menagem e a Igreja de Santa Maria do Castelo, embora modificadas ao longo dos tempos.
A Torre de Menagem, mandada construir por D. Dinis, em 1300, de onde se avista uma rara panorâmica de 360º sobre o Rio Tejo, o Ribatejo, o Alto Alentejo e a Beira Baixa, permite fazer hoje a interpretação do território que abarca.
No séc. XV, o castelo foi doado ao 1º Conde de Abrantes, D. Lopo de Almeida, que construiu ali o seu palácio e fez da Igreja de Santa Maria, o Panteão dos Almeidas. No séc. XVII, o Marquês de Abrantes ampliou o palácio que ganhou então a majestosa arcada virada para a cidade. A par destas obras, a relevância militar do local levou a sucessivas reformas do antigo castelo de modo a optimizá-lo enquanto dispositivo bélico e é, sobretudo a partir do séc. XVIII, que o recinto ganha a forma de fortaleza que hoje apresenta.
As sucessivas reformas efetuadas no local mostram a vitalidade deste lugar ao longo da História e atestam o seu valor patrimonial.
Contacto | Localização: Centro Histórico de Abrantes, Rua D. Francisco de Almeida | 2200-242 Abrantes
Horário | de 3ªfeira a Domingo | 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 | Encerra 2ª feira.