Símbolos fulcrais da nossa cultura são os Monumentos. Contam a nossa história, descrevem as nossas origens. Monumentos nacionais ou imóveis de interesse público, traduzem ou guardam as nossas maiores riquezas patrimoniais.
Apresentamos um conjunto de monumentos de Abrantes, Constância e Sardoal que marcam o território. Neles se descrevem vários episódios da história de Portugal, se assinalam as marcas da vida quotidiana e imortalizam a devoção dos povos.
Envolva-se!
Torre do Relógio
A torre onde se encontra instalado o relógio público de Constância é o que resta de uma antiga capela da devoção a S. Pedro, ostentando ainda um belo remate barroco do templo demolido no século XIX.
O relógio dos finais do século XVIII é provavelmente de fabrico francês e um dos poucos do seu género a funcionar em Portugal, ritmando a vida ao compasso das badaladas. Trata-se de uma complexa máquina com mais de 100 kg, que tem a particularidade, como todos os relógios de torre do seu tempo, de ter um ponteiro só: o das horas.
Desde que foi minuciosamente reparado por um mestre relojoeiro em 2002, que o visitante pode apreciar uma das mais belas vistas de Constância, onde é possível ver o encontro dos Rios Tejo e Zêzere, num fantástico Miradouro do Tempo.
Para marcação de visitas, por favor, contacte o Posto de Turismo de Constância | tel. +351 249 730 052.
Contacto | Localização: Rua Annes de Oliveira | 2250-038 Constância
Horário | Gratuito.