Símbolos fulcrais da nossa cultura são os Monumentos. Contam a nossa história, descrevem as nossas origens. Monumentos nacionais ou imóveis de interesse público, traduzem ou guardam as nossas maiores riquezas patrimoniais.
Apresentamos um conjunto de monumentos de Abrantes, Constância e Sardoal que marcam o território. Neles se descrevem vários episódios da história de Portugal, se assinalam as marcas da vida quotidiana e imortalizam a devoção dos povos.
Envolva-se!
Pelourinho de Constância
Imóvel de Interesse Público
Símbolo da autonomia e da justiça municipais, o pelourinho de Constância é uma peça de grande significado e especial interesse artístico.
Até ao início do século XIX, havia na vila um outro pelourinho, num outro local mais próximo do Tejo e que foi completamente arruinado pelas invasões francesas.
O actual pelourinho, que se vislumbra na Praça Alexandre Herculano, data de 1821 e é constituído por uma coluna de fuste simples, encimada por um capitel jónico, coroado por uma esfera armilar em ferro forjado e tem a sua base assente num pedestal com dois degraus, circundado por oito frades. A sua posição excêntrica deve-se à orientação em relação às ruinas da Igreja de S. Julião, antiga matriz de Constância, entretanto demolida.
Contacto | Localização: Centro Histórico de Constância, Praça Alexandre Herculano | 2250-035 Constância
Horário | acesso livre. Contactar o Posto de Turismo de Constância