castelos-do-tejo
PT | ENG
Home > O Que Levar > Produtos Locais
Produtos Locais

No acto de varejar as oliveiras estreia o ritual de criar o “ouro líquido”. Molhar o pão no azeite, receber o sabor da tradição. Brindar as nossas alegrias com o vinho sagrado que nos aquece o coração.

Adoçar a nossa vida com o que a natureza nos dá, com um fio de mel, com o sabor da fruta nas compotas e marmeladas, com as estórias da nossa doçaria. Enriquecer a nossa mesa com os paladares regionais, que se sentem nas morcelas, nas farinheiras, nos chouriços, nas azeitonas, no presunto…

Comungar com os nossos pastos verdejantes através dos nossos queijos genuínos.

É nestes pequenos gestos que se descobre os gostos da terra.

O Vinho

Deuses, símbolo da religião e do misticismo. O vinho, em Portugal, adquire uma alta importância, caracterizadora da nossa identidade. A cultura da arte vinícola é bem anterior à fundação deste país. A vinha terá sido obra de cultivo pela primeira vez na Península Ibérica há mais de 2 mil anos a.C., pelos Tartessos, o povo mais antigo a partilhar as nossas terras. Também, os fenícios, os gregos e os romanos desempenharam papéis fundamentais para o desenvolvimento das iguarias vinícolas portuguesas, transportando para a Lusitânia novas variedades de castas, dando particular atenção à arte de transformar a uva em vinho e introduzindo aperfeiçoamentos nas técnicas de cultivo. O vinho ribatejano atingiu notoriedade pouco depois de Portugal se conseguir afirmar como reino. D. Afonso Henriques, em 1170, refere-se ao néctar dos deuses no foral de Santarém. Devido à sua “conservação e um transporte difíceis” era aconselhável que as vinhas se localizassem nas proximidades das vias de comunicação. “Esta facilidade, conjuntamente com a produtividade do solo, conduziu a que a vinha, em redor de Abrantes, se centrasse ao longo do Tejo, entre Tramagal e Alferrarede, e ao longo do Rio Torto.” Nesta “terra de castelos, mosteiros e igrejas” a Rota do Vinho faz a união entre a gastronomia, a cultura e a animação turística. Por entre “antigos paços reais”, os vinhos ganham cor e aroma sobre um sol que oscila entre as tórridas temperaturas de Verão e os Invernos rigorosos e frios. 


Onde Encontrar |

Espaço “Cá da Terra” Centro Cultural Gil Vicente | Sardoal

Funcionamento: 3ª a Sábado.: 10h30»12h30 e 14h»19h

Tel: 241 851 144 | Email: cadaterra.sardoal@gmail.com | Facebook: https://www.facebook.com/sardoalcadaterra

Loja “Camões com Sabor”

Casa Santos Costa, Rua Alexandre Herculano | Constância

Funcionamento: 5ª a Dom.: 10h00»13h00 e 14h00»18h00 (encerra no último fim-de-semana de cada mês) 

Tel: 962 134 857 | 249 730 052 | Email: camoescomsabor.constancia@gmail.com | Facebook: https://www.facebook.com/camoescomsabor.constancia


Welcome Center Abrantes

Edifício do Mercado Diário, piso -3, Esplanada 1º de Maio | Abrantes

  Horário de Funcionamento: 2ª a 6ªfeira:10h»19h | Sáb., Dom. e Feriados: 10h»13h e 14h»19h – encerra nos dias: 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Tel: 241 330 100 (Tecla 6, seguido da tecla 4) | Email: turismo@cm-abrantes.pt